ANTIGOS POSTOS DE GASOLINA NO BRASIL

Postos de gasolina são um dos muitos ambientes que cercam os automóveis, inclusive os antigos.

E, assim como é interessante observar as transformações dos carros no decorrer das décadas, faz-se necessário também conhecer as transformações em todo o seu contexto. Sob esse aspecto, parece-me faltar holofote aos postos de gasolina, o que particularmente, muito me agrada. Convenhamos, não é possível colecioná-los nem mesmo construir réplicas dos mais diferentes modelos das mais diferentes épocas, mas aqui ao lado sobrevive heróicamente um modelo
arquitetônico dos anos 40 e 50 e que infelizmente não sobreviverá frente a nova legislação vigente. Uma pena. Eu penso que esse prédio deveria ser tombado como patrimônio histórico, mas dificilmente o será. Fica aqui o registro.

Itajubá, sul de Minas Gerais.

 dessa vez, um posto antigo ainda sobrevivente nos dias de hoje.

A foto enviada por Fabio Almeida foi feita no distrito de Taquaras, zona rural de Rancho Queimado, na Serra Catarinense.

Pela conservação, acredito que o posto “Texaco – Teofilo Shutz” não corre risco de ser destruído, mas acho que seria muito prudente realizar o tombamento histórico desse monumento automotivo.

Arrisco que seja de década de trinta, será? Só faltou um automóvel com uma bela silhueta e as bombas da época.

 

Bem, essas imagens não são antigas, mas incrivelmente, tudo parece ter parado no tempo! A ausência de trânsito, as ruas bem calçadas de paralelepípedos, a arquitetura característica dos postos de gasolina nos anos cincoenta.

E, surpreendente!  Um Chevrolet 1952 no lavador do posto!  Essas fotos pertencem ao Rogério Machado e são da cidade mineira de Conquista. Só faltou as , BOMBA CADILLAC É fantástico esse cenário

 

 

  

  

Posto de gasolina da Standart Oil, hoje Exxon-Mobil

O amigo Francisco Patrício enviou essa foto, que mostra um posto de gasolina no início dos anos 30.

A construção de postos de gasolina, pela Standart e Shell estavam mudando a forma de o carioca abastecer seus carros. Ou se abastecia em grandes garagens, como até pouco tempo existiam algumas sobreviventes em bairros da Zona Sul e grande Tijuca, ou então comprava-se gasolina em galões e abastecia-se em casa mesmo. Existiam prédios chiques que tinham bombas de gasolina em suas próprias garagens.

O amigo Patrício quando adquiriu essa foto foi informado que era Botafogo, sinceramente eu acho difícil. No fundo vemos uma grande palmeira, e o horizonte livre, que pode nos indicar outros dois bairros próximos, Flamengo e Catete, mas as duas ruas tão próximas uma da outra, criando esse estreito quarteirão deixa muitas dúvidas, que por total ausência de mobiliário urbano, trilhos de bonde etc. não consegui resolver.

  

 

 

A foto abaixo mostra uma rica arquitetura de um posto de gasolina muito requintado dos anos trinta.

A riqueza do prédio impressiona, e os detalhes também: duas bombas de gasolina, calibrador de pneus…

A foto é do Posto Cacique, da Anglo-Mexicana, em Tupã-SP, no ano de 1938.

A jardineira é de um Chevrolet 1937 e, à direita está a frente de um Ford A.Algo  inacreditavel na cidade de São Paulo fui descobrir na Aclimação, esta magnifica foto de um posto de gasolina dos nos cinquenta!

 

 

 

ESSA FOTO ABAIXO  FOI ENVIADA PELO COLEGA DONATO JUNIOR FOI TIRADA NO INICIO DOS ANOS 70

NA CIDADE DE TAPES-RS, COMO GOSTO MUITO DE FUSCA NAO DEU PRA NAO DEIXAR DE NOTAR

O EXEMPLAR LA ATRAS A BANDEIRA DO POSTO E ESSO, E A ESSA PICK UP E UMA DODGE

FARGO 1947?? SE EU TIVER ERRADO ME FALEM….

  

  

bomba coqueiro está ali para apreciação, junto a um caminhão Internacional Harvester 1929 com a carroceria tipo tanque com os letreiros da TEXACO

     

  bombas de gasolina Esso na calçada. Um jipe inglês Land Rover e um caminhão Boca de Sapo 1950

     

 

 

 

 

 


About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

19 respostas para ANTIGOS POSTOS DE GASOLINA NO BRASIL

  1. Fotos maravilhosas. Registro de épocas gostosas em que tudo surgia trazendo progresso e modernidade. Cultura expressa na musica popular nacional e internacional, casas de cinema e filmes maravilhosos. Em Curvelo, MG, havia dois postos de serviços até 1960. Um posto Esso no meio da rua, em frente onde hoje é o Edificio Cine Virgínia e Praça Getúlio Vargas. Na entrada da cidade, ficava a revenda e concessionária Ford, hoje supermercado.E lá se foram meus 10 aninhos!

  2. waldir disse:

    gostaria de saber como era a logomarca da antiga distribuidora de combustiveis sao paulo grato

  3. waldir la petina disse:

    obrigado fico no aguardo

  4. Eneida Carvalho Ferraz Cruz disse:

    Como enviar foto de um posto de gasolina para vocês?

  5. Antonio disse:

    Parabéns chimbica,vc posta matérias maravilhosas,velhos e bons tempos!

    um abraço!!!

  6. Claudio disse:

    O Posto que encontrou na Av Aclimacao…do qual sou proprietario….acredito que seja o mais antigo em abertura do Brasil…pelo menos é o que me falam.
    Aqui em SP tinhamos 03 nessas condicoes, mas 01 com certeza foi demolido recentemente, o segundo estava abandonado ha anos….e somente o meu é que está em plena operacao e se depender de mim….sobreviverá ainda por muitos anos.

    Parabens pelas materias……abs…Claudio – A P Dansa

  7. Claudio disse:

    Em complemento ao meu comentário….o posto foi inaugurado em 15 de Abril de 1929…..essa e a informaçào que tenho….e portanto, está hoje com 82 anos….

    Obrigado….Claudio – A P Dansa

    • chimbica91 disse:

      OLA CLAUDIO VALEU PELAS INFORMAÇÕES REALMENTE E UM BELISSIMO POSTO DE GASOLINA E CONCORDO COM VOÇÊ QUANDO FALA EM PRESERVAR O POSTO NESSAS CONDIÇÕES, PARABÉNS PELA INICITIVA E VOU LA VISITAR O POSTO E VER ELE DE PERTO.

  8. MARCELLO disse:

    AMIGOS, ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA E PRECISO SABER QUANDO OS POSTOS DE GASOLINA COMEÇARAM A FUNCIONAR 24 HORAS, ALGUÉM SABE ME DIZER?
    ABRAÇOS E OBRIGADO

  9. rodrigo disse:

    vcs vendem peças do posto

  10. Susan Loren Triverio disse:

    Parabéns pelo site sobre postos de gasolina antigos.
    Mas gostaria de saber sobre um posto de gasolina antigo situado na Rua Assis de Vasconcelos entre Tiradentes e Oswaldo cruz em Belém do Pará, pois meu avô trabalhava nesse posto. É muito importante pra mim saber um pouco mais dessa historia. Obrigada e continuem fazendo esse ótimo trabalho…

  11. virgilio figueiredo disse:

    procuro uma bomba coqueiro p comprar, se vcs souberem me informem por favor. virgilio figueiredo-ouro preto-mg. tevelsat@hotmail.com

  12. BRASIL LACERDA MENA disse:

    SEI ONDE TEM UMA BOMBA COQUEIRO

  13. jose roberto disse:

    Esse Fargo é modelo 48 em diante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s