INTERESSANTE HISTORIA DE CARROS ABANDONADOS NO BRASIL

A história do automóvel no Brasil possui centenas de capítulos interessantíssimos, esse aqui é um deles.

Muitos carros estrangeiros ficaram presos nos portos brasileiros na segunda metade dos anos cincoenta por irregularidades no processo de importação. Isso fez com que muitas beldades se desfizessem sob a maresia ao longo dos anos… BelAir’s, Fairlaine’s, Plymouth’s e muitos outros… Como esse Cadillac 1956 que se decompõe 0k , intacto, ainda dentro do contêiner.

As duas primeiras fotos são do carioca Rouen, a última acervo "O globo". Duas primeiras 1962. Última, 1959.

Aqui ao lado está ilustrado uma história que até já virou lenda!

A apreensão de carros zero quilômetro nos portos brasileiros no momento de sua chegado ao Brasil. As fotos os mostram no estado do Rio, mas já ouvi relatos de que havia muito mais no porto santista. A apreensão era feita por problemas na documentação de importação, a famosíssima "quarta via". Os "jeitinhos" eram "comuns". Um documento servia para trazer vários outros carros sonegados… Esse deve ser apenas um dos motivos.
Embora não cega, a Justiça é lenta. Pelo menos para os carros, que passaram anos, décadas, nos pátios portuários e sob sol, chuva e ação da maresia, assim de nada valia ser zero quilômetro. Foram todos a leilão, grande lotes para ferro-velho. Alguns de Santos "subiram" para São Paulo nos anos 80.

Conheço um Cadillac 55 que hoje está zero quilômetro, mas foi todo restaurado. A sorte desse carro é que ele ficou em um galpão fechado.

Sei também de uma matéria sobre o assunto realizada na época pela "Revista de Automóveis", infelizmente, essa eu não tenho, quem puder compartilhar…
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Anúncios
Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para INTERESSANTE HISTORIA DE CARROS ABANDONADOS NO BRASIL

  1. john emile disse:

    É TRISTE VER ESSES LINDOS CARROS AMERICANOS ZERO KM REFENS DE UMA POLITICA DE INTERESSES. ESSA PEQUENA QUANTIDADE DE CARROS APREENDIDOS EM 1956 NÃO IRIA INFLUENCIAR EM NADA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s