AS 10 motos que mudaram a história…… THE 10 motorbikes that changed the history ……

Da primeira fábrica de motocicletas na Alemanha, em 1894, a tecnologia embarcada que salva vidas, o mundo das duas rodas teve seus modelos revolucionários. Que mudaram conceitos, seja pela beleza ou pelo pioneirismo. Para descobrir a história dessas criações, separamos dez motos que mudaram os rumos da história. Confira abaixo a nossa lista.

The first motorcycle factory in Germany in 1894, the embedded technology that saves lives, the world of two wheels had its revolutionary models. Concepts that have changed, either for beauty or for pioneering. To discover the history of these creations, ten separate bikes that changed the course of history. Check out our

 A primeira Harley-Davidson
Dois visionários chamados Arthur Davidson e William S. Harley adaptaram um antigo motor num quadro de bicicleta. Essa idéia resultou no início da marca mais cultuada de todos os tempos: a Harley Davidson. Entretanto, a primeira motocicleta H.D apareceu em 1904. A Silent Grey Fellow tinha motor monocilíndrico de 494 cm³ e desenvolvia 6,5 cv de potência máxima. Sua produção durou até 1912. Já o primeiro motor V-Twin da Harley Davidson apareceu em 1909.

The first Harley-Davidson
Two visionaries named Arthur Davidson and William S. Harley adapted an old engine in a bike frame. This idea resulted in the beginning of the brand most celebrated of all time: a Harley Davidson. However, the first HD motorcycle appeared in 1904. The Silent Grey Fellow had single cylinder 494 cc and developed 6.5 horsepower maximum. Its production lasted until 1912. Already the first V-Twin Harley Davidson appeared in 1909.

 1914 Indian 998 cm³
A Indian Motorcycles Manufacturing Company foi fundada em 1901. Antes da primeira guerra mundial, a marca era considerada o maior fabricante de motos do mundo. A grande contribuição da Indian surgiu em 1914, com o modelo Indian 998 cm³ – nome alusivo à capacidade do motor aplicado. Foi a primeira motocicleta da história com partida elétrica e suspensão traseira com sistemas de braços oscilantes. Para muitos à época, era vista como a moto mais confiável de todos os tempos.

1914 Indian 998 cc
The Indian Motorcycles Manufacturing Company was founded in 1901. Before the first world war, the brand was considered the largest motorcycle manufacturer in the world. The great contribution of the Indian came in 1914 with the Indian model 998 cc – the name refers to the ability of the engine used. It was the first motorcycle with electric start of the story and rear suspension systems with swing arms. For many at the time, was seen as the most reliable motorcycle of all time.
A primeira motocicleta com motor quatro cilindros em linha
Especializada na produção de armamentos bélicos, a indústria belga FN (Fabrique Nationale de Herstal) criou o primeiro motor de quatro cilindros em linha para motos, em 1905. Primeiramente com 365 cm³, passou para 410 cm³ no ano de 1906 e 498 cm³, em 1910. Outra curiosidade era a ausência de suspensão na traseira. No ano seguinte (1911), a moto da FN evoluiu ao receber um câmbio de duas marchas e embreagem.

 The first motorcycle engine with four cylinders in line
Specializing in the production of armaments, industry Belgian FN (Fabrique Nationale de Herstal) created the first four-cylinder engine in line for bikes in 1905. First with 365 cc, 410 cc went to in 1906 and 498 cc in 1910. Another curiosity was the lack of rear suspension. The following year (1911), the bike of FN has evolved to receive an exchange of two gears and clutch
 Triumph Thunderbird 650
A bi-cilíndrica Triumph Thunderbird 650, pilotada pelo ator Marlon Brando, ficou eternizada no filme “O Selvagem” (The Wild One, 1953). A naked era o sonho dos motociclistas na década de ouro – visual refinado, bom desempenho, enfim uma moto com cara de moto. Fundada em 1887, por Segfried Bettman e Mauritz Schulte, em 1887, a companhia iniciou a fabricação de motocicletas em 1902 e chegou a ser uma das maiores do mundo. Depois de quase falir e renascer, a Triumph continua até hoje fabricando motocicletas na Inglaterra

Triumph Thunderbird 650
The two-cylinder Triumph Thunderbird 650, piloted by actor Marlon Brando, was immortalized in the film “The Wild”(The Wild One, 1953). The naked was the dream of motorcyclists in the golden decade – visual refined, good performance, finally a guy with bike bike. Founded in 1887 by Mauritz Schulte and Segfried Bettman, in 1887, the company began manufacturing motorcycles in 1902 and became one of the largest in the world. After nearly bankrupt and be reborn, Triumph continues today manufacturing motorcycles in England

Honda CB 750
A famosa “sete galo” debutou no salão de Tóquio, de 1968. O motor de quatro cilindros em linha de 736 cm³, alimentado por quatro carburadores, levava o motociclista aos 192 km/h de velocidade máxima. A transmissão era de cinco marchas. Trazia duas grandes novidades: o freio a disco na dianteira e o comando de válvulas no cabeçote. Além disso, com seu preço acessível, é responsável pela expansão da marca Honda e queda das marcas britânicas, como Triumph e Norton. No final dos anos 90, foi eleita a moto do século

Honda CB 750
The famous “seven rooster” debuted in the hall of Tokyo, 1968. The four-cylinder in-line 736 cc, powered by four carbs, took the rider to 192 km / h top speed. The transmission was a five-speed. He brought two major innovations: the disc brake in front and the camshaft in the head. Moreover, with its affordable price, is responsible for expanding the Honda brand and fall of British brands such as Triumph and Norton. In late 1990, was voted bike of the century

 Vespa
Impossível falar de motos revolucionárias e não citar a charmosa Vespa. Construída pela italiana Piaggio depois da II Guerra Mundial, com pequenos motores dois tempos usados para dar partida nos aviões. Criada para ser um meio de transporte barato e acessível, a Vespa fez enorme sucesso pela sua simplicidade, robustez, elegância e, acima de tudo, baixo custo. E, depois que Gregory Peck levou Audrey Hepburn para dar uma volta em Roma no filme “A Princesa e o Plebeu”, o pequeno scooter ganhou notoriedade mundial. Fabricada até hoje, a Vespa é Cult.

Wasp
Impossible to speak of revolutionary bikes and not to mention charming Vespa. Built by Italian Piaggio after World War II, with small two-stroke engines used for starting the aircraft. Created to be a means of cheap and accessible transportation, the Vespa was a huge success for its simplicity, robustness, elegance and, above all, low cost. And then that led Gregory Peck Audrey Hepburn for a ride in Rome in the movie “Roman Holiday”, the little scooter has gained worldwide notoriety. Manufactured today, the Vespa is Cult.

Yamaha RD50, a primeira moto fabricada no Brasil
A produção da Yamaha RD 50 começou em 1974, na cidade de Guarulhos (SP). Com motor de dois tempos e 50 cc, atingia a velocidade máxima de 80 km/h. A primeira moto fabricada no Brasil tinha como novidade o sistema de admissão diretamente no cilindro. O conjunto de suspensão dianteiro era composto de garfo telescópico com molas externas e, na traseira, braço oscilante com duplo amortecimento. Ambos os sistemas de freios (na dianteira e traseira) eram a tambor.

Yamaha RD50, the first bike made ​​in Brazil
Production Yamaha RD 50 began in 1974, the city of Guarulhos (SP). With two-stroke engine and 50 cc, reached a top speed of 80 km / h. The first bike was made ​​in Brazil as the new admission system directly into the cylinder. The whole front suspension was comprised of telescopic fork with external springs and rear, swingarm with dual damping. Both brake systems (front and back) were the drum.

BMW K100, a primeira moto com freios ABS
Entre 1983 a 1992, a BMW produziu o modelo K100, como motor de quatro cilindros em linha montado longitudinalmente. Contudo, a grande inovação apareceu, em 1988. Chegava às lojas a K100 com freios ABS. Foi a primeira moto equipada com sistema de freios antitravamento.

BMW K100, the first bike with ABS brakes
Between 1983 to 1992, BMW produced the K100 model, such as four-cylinder engine mounted longitudinally in line. However, the breakthrough came in 1988. Arrived at the premises K100 with ABS brakes. It was the first motorcycle equipped with antilock brake system
Honda GL 1800 Gold Wing, a primeira com air bag
Capacidade cúbica e equipamentos dignos de automóveis de luxo. A Honda GL 1800 Gold Wing traz, além do motor de 1.832 cm³, sistema de áudio, freios ABS, controle de velocidade, marcha à ré e três compartimentos para bagagens com abertura por controle remoto. Em 2007, a motocicleta ganhou também o air bag – o primeiro para motocicletas. O equipamento funciona por meio de quatro sensores que fazem uma leitura do impacto frontal e acionam a bolsa inflável para amortecer e reduzir o impacto do piloto. 

Honda GL 1800 Gold Wing, with the first air bag
Cubic capacity and equipment worth of luxury cars. Honda GL 1800 Gold Wing brings along with 1832 cc engine, audio system, ABS brakes, speed control, reverse and three baggage compartments opened by a remote control. In 2007, he also won the motorcycle airbag – the first for motorcycles. The equipment works through four sensors that are showing a frontal impact and drive the inflatable bag to cushion and reduce the impact of the pilot.

Suzuki GSX-R 750
Com desempenho de moto de competição, essa Suzuki “civil” estreou no mercado, em 1985. Seu motor de quatro cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) e 16 válvulas desenvolvia 106 hp de potência máxima a 10.500 rpm e 6,52 kgfm a 8.000 rpm de torque máximo. A GSX 750 utilizava o SACS (Suzuki Advanced Colling System), um sistema que refrigerava os cilindros e pistões com o próprio óleo do motor. Desenvolvido pelo engenheiro Etsuo Yokouchi, foi amplamente empregado pela marca de 1985 a 1992 e ditou tendências no segmento de esportivas: foi uma das primeiras motos de rua projetada para ser a mais rápida nas pistas.

Suzuki GSX-R 750
With a performance motorcycle racing, the Suzuki “civil” debuted on the market in 1985. Its four-cylinder in line, DOHC (double camshaft in the head), 16-valve developing 106 hp maximum power at 10,500 rpm and 6.52 rpm and 8,000 lb.-ft. of torque. The GSX 750 used the SACS (Suzuki Advanced Colling System), a system that cooled the cylinders and pistons with their own engine oil. Developed by engineer Etsuo Yokouchi, was widely used by the mark from 1985 to 1992 and dictated trends in the segment of sports: he was one of the first street bikes designed to be the fastest on the track

 Texto: Rafael Poci Déa (Infomoto) / Fotos: Agência INFOMOTO

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2 respostas para AS 10 motos que mudaram a história…… THE 10 motorbikes that changed the history ……

  1. Herbert disse:

    Eu gostaria de ter uma moto muinto potente para eu poder diputar nas ruas da minha cidade

    • Teferrar disse:

      devia aprender a escrever certo primeiro, e disputar nas ruas a puta que te pariu seu otário, tá pensando o que? que pode botar a vida de outras pessoas em risco só por que vc quer aparecer pros idiotas dos teus amigos?

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