História da Lacta

Lacta-barra

A palavra inovação marca a trajetória de sucesso da LACTA, responsável por produtos de sucesso que atravessam gerações e são apreciados por chocólatras de todas as idades, como, por exemplo, os românticos e saborosos bombons Sonho de Valsa; os deliciosos e coloridos Confeti; o famoso Diamante Negro; o irresistível BIS; e a tradicional caixa de bombons sortidos com sua inconfundível embalagem azul.

A história
A história da tradicional LACTA começou no dia 21 de janeiro de 1912 com a fundação no bairro paulista da Vila Mariana da Societè Anonyme de Chocolats Suisses por um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Izella, que tinha como objetivo oferecer aos consumidores brasileiros chocolates com a mesma qualidade dos importados. Somente em 1917 foi concedido o registro da marca LACTA, que acabou estampada no primeiro anúncio luminoso instalado na cidade de São Paulo. Foi a partir deste ano, que os deliciosos chocolates, antes importados, passaram a ser produzidos localmente. Pioneira na fabricação de chocolates em escala industrial no Brasil, ao longo dos próximos anos a empresa introduziria no mercado produtos que se tornaram ícones da sociedade brasileira. O primeiro chocolate com crocante da marca foi lançado em 1932 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta. 1938 era ano da Copa do Mundo e Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, foi apelidado pela imprensa paulista de Diamante Negro por seu excelente desempenho dentro de campo. Inspirando-se neste episódio, a LACTA colocou o nome de Diamante Negro no recém-lançado chocolate em 1940. Porém, para diferenciá-lo do jogador, adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem. Era a criação de um ícone delicioso diamentenegro

timeline_1942 cópiaOs tradicionais bombons Sonho de Valsa foram lançados em 1938. A primeira embalagem dessas delícias se resumia em um papel estanho vermelho que envolvia o bombom e depois era recoberto com celofane transparente. Como rótulo, um selo preto central com o nome do produto e o desenho de um violão. Inicialmente o bombom era vendido por quilo somente em bombonières finas e consumido, preferencialmente, por mulheres. A fim de conquistar também o público masculino, em 1942, a embalagem recebeu alguns retoques, com a utilização do papel celofane com a cor maravilha, forte e vibrante. Nos anos seguintes o famoso bombom se tornou símbolo dos casais de namorados e um dos maiores sucesso da

Bis chocolateFoi também nesta época, em 1942, que surgiu outro símbolo da LACTA: BIS, uma combinação perfeita de wafer com chocolate ao leite para saborear a qualquer momento. A embalagem de BIS sempre foi praticamente a mesma desde o seu lançamento, com pequenas variações. A cor azul logo se tornou muito marcante para o BIS, e o envoltório em papel laminado produzia um brilho especial. As décadas de 50 e 60 foram marcadas por inúmeras novidades, começando pelo desenvolvimento do Ouro Branco (recheado com creme sabor chocolate, flocos de arroz e castanha de caju, envolvido por uma fina camada de wafer e recoberto com chocolate branco), primeiro bombom branco do mercado brasileiro; seguido pelo surgimento do Confeti, primeira marca do segmento de pastilhas confeitadas no Brasil, e do Laka, primeiro chocolate branco do mercado brasileiro com sua cor e seu delicioso sabor de leite se transformou em um verdadeiro campeão de vendas em sua categoria.

No início dos anos 80 foi a vez do Krot, uma combinação perfeita do chocolate ao leite LACTA e amendoins crocantes, estrear no mercado como o primeiro chocolate com amendoim do país. No final desta década, em 1989 Krot

23799914_4 a LACTA inovou no mercado brasileiro, se tornando a primeira fabricante de chocolate a transferir suas famosas marcas para os ovos de Páscoa

 A próxima década teve início com uma deliciosa e inovadora novidade: um chocolate inédito no mercado brasileiro. Feito à base de wafer e com três bombons recheados com delicioso creme de chocolate e avelã, Lancy conquistou os consumidores através do seu  sabor e inovação

LANCYEm 1996 a poderosa empresa americana Kraft Foods assumiu o controle acionário da LACTA, que até então pertencia a família do ex-governador do estado de São Paulo, Adhemar de Barros. Sob o comando da empresa americana, a LACTA começou a inovar e ampliar rapidamente sua linha de produtos para outras categorias, como por exemplo, em 1997, quando introduziu no mercado o tradicional chocolate Milka (criado em 1901 na Suíça); ou quando a marca Laka ganhou uma extensão com a chegada do Laka Cereais, onde o sabor do tradicional chocolate foi enriquecido com vários tipos de cereais. Com a chegada do novo milênio a LACTA não parou de inovar e surpreender seus  consumidores, como, por exemplo, o chocolate Trakinas, preparado com chocolate ao leite LACTA, em duas opções de recheios – morango e chocolate – unindo cremosidade e pedaços crocantes de biscoito Trakinas, além de três carinhas estampadas em alto relevo, para diversão da criançada.

chocolate_trakinas_blog

chocolate_lacta_ao_leite_crocante_de_chocolate_lacta_170gEm 2008, a LACTA continuou a inovar e lançar novos sabores para sua linha regular de tabletes, utilizando ingredientes especiais como avelãs, castanhas, passas, amêndoas, crocantes e flocos de arroz. Além disso, trouxe novas e modernas embalagens para toda sua linha de tabletes, oferecendo um inovador e exclusivo sistema abre-fecha, que mantinha toda a cremosidade do delicioso chocolate LACTA mesmo depois de aberto. A iniciativa, inédita no país, veio atender o desejo do consumidor de poder fracionar o consumo de uma barra de chocolate, com a praticidade de guardar o produto no próprio pacote sem perder o sabor e a cremosidade.

 

21227765_4Ainda neste ano, para manter a liderança no mercado de chocolates e consolidar a marca LACTA no segmento de tabletes, a empresa lançou o Lacta Stick (barrinhas de chocolate com 10 gramas, dirigidas ao consumidor de impulso), o Lacta Joy (chocolate em três versões diferentes, com biscoito, com castanhas e passas, e castanhas com crocante) e o Lacta Cookies (barra de chocolate branco com pedacinhos de cookies)

 

 

Folha de Arroz - Bolo LactaEm 2012 a tradicional LACTA comemorou 100 anos de existência oferecendo uma enorme variedade de delícias que podem ser achadas em mais de 30.000 pontos de venda no país. Com a aposta em marcas consagradas, a LACTA possui 6 das 10 maiores marcas em vendas no período da Páscoa, forte participação no segmento infantil e novidades de formato e sabor.

A linha do tempo
1938
● Lançamento dos deliciosos bombons SONHO DE VALSA.
1940
● Lançamento oficial do chocolate DIAMANTE NEGRO.
● Lançamento dos primeiros ovos de Páscoa da marca.
1942
● Lançamento do BIS, que não demorou muito para se tornar um ícone da LACTA.
1952
● Lançamento do bombom OURO BRANCO.
1962
● Lançamento do chocolate branco LAKA.
● Lançamento do CONFETI.
1972
● Lançamento da caixa de variedades LACTA, que vinha repleta de bombons sortidos, entre os quais Diamante Negro, Sonho de Valsa, Ouro Branco e Laka. Inicialmente vermelha, a caixa iria adquirir a coloração azul e seria conhecida como Grandes

Sucessos nos anos seguintes.
1983
● Lançamento do chocolate KROT, que em 2003 passou a se chamar SHOT.
1986
● Lançamento do LACTA AMARO, chocolate em tablete com 43% de cacau, criado especialmente para quem adora um sabor mais forte de chocolate na boca.
1987
● Lançamento LACTA POEME.
1988
● Lançamento do LACTA FRUTS.
1991
● Lançamento da AMANDITA CARINHO.
1992
● Lançamento do chocolate LANCY.
1998
● Lançamento do LAKA CEREAIS.
2003
● Lançamento do SONHO DE VALSA BRANCO.
2007
● Lançamento do LACTA MOUSSE (uma sobremesa de bolso, que chegou ao mercado nos sabores Maracujá e Torta de limão) e do LACTA TRAKINAS.
● Lançamento do SONHO DE VALSA com recheio de trufa.
2008
● Lançamento do LACTA STICKLACTA JOY e LACTA COOKIES.
2009
● Lançamento do LACTA DARK & SOFT, uma linha de tabletes com 50% de teor de cacau que oferece os sabores Amêndoas, Crocante e Tradicional.
2010
● Lançamento do LACTA DELICE, tabletes de chocolate com formato diferenciado. Além de chocolate, o produto pode ser encontrado nos sabores avelã e caramelo.
● Lançamento do LACTA SPECIALITÉ, uma nova linha de chocolates recheados cremosos, nos sabores morango e caramelo.
● Lançamento do MINI BIS.
2012
● Lançamento, em virtude dos 100 anos da marca, do ovo de páscoa comemorativo, que reúne cinco sabores diferentes de clássicos da marca, populares entre os consumidores do país. O produto tem meio quilo, com uma estrutura em camadas, somando três ovos – números 20, 12 e 9 –, um dentro do outro. O ovo maior tem uma metade de Laka e outra de Diamante Negro, já o do meio é todo de Sonho de Valsa e, no centro, está de um lado o Ao Leite e do outro o Bis.

lacta produtos

 

A LACTA foi a primeira empresa a produzir ovos de Páscoa no Brasil, a utilizar parreiras para promover os produtos no varejo, a lançar ovos de dupla casca (como o Sonho de Valsa, que tem casca de chocolate ao leite por fora e recheio igual ao bombom por

dentro). Além disso, foi pioneira a utilizar formatos diferenciados de ovos, como o Trakiovo, que tinha a forma de um biscoito gigante, o Sonho de Valsa Coração, que conquistou o consumidor e, mais recentemente, o Diamante Negro em formato dessa belíssima jóia, lançamentos que encantaram ainda mais o paladar e o olhar dos apreciadores do chocolate. Outro diferencial da LACTA que já virou tradição são os ovos Trakinas, que vem com brinquedos dentro, como por exemplo, o primeiro brinquedo com som da linha (Trakisom). Há 15 anos consecutivos, desde que foi adquirida pela Kraft Foods, a LACTA é líder de mercado no período da Páscoa com 37% de participação em volume de vendas (segundo dados do Nielsen).

amanditas-800x600 lacta pioneirismo 2Outro sucesso antigo e pioneiro da LACTA é a Amandita, biscoito de waffer (em forma de nozes) com recheio de chocolate cremoso; sem contar a caixa de bombons Grandes Sucessos, que agrada a família toda, pois vem recheada com as marcas consagradas da LACTA e também inúmeras delícias, como os bombons Sonho de Valsa e Ouro Branco, miniaturas de Diamante Negro, Laka, Lancy e Shot, além dos tradicionais Bis ao Leite, Bis Laka, Confeti e as novidades Lactinha e Amandita.

A marca no mundo
Atualmente a LACTA, que integra o portfólio de marcas da Kraft Foods Brasil, é terceira no mercado de chocolates com 35.2% de participação em volume e 34.9% em valor, de acordo com dados da Nielsen. No segmento de tabletes, LACTA tem a liderança com 33.3% de participação em valor. No período de Páscoa a LACTA vende em média mais de 27 milhões de ovos. Hoje em dia, a LACTA exporta seus produtos para o Uruguai, Bolívia, Paraguai, Ilhas Fiji e Estados Unidos.

Você sabia?
● O Diamante Negro é hoje a 2º marca de tabletes, com 8.2% de participação de mercado, e também a marca de chocolate ao leite mais consumida do mercado.

O calor da região Nordeste do país atrapalhava as vendas da Lacta na região por dois motivos: primeiro porque era difícil achar lugares que vendessem os chocolates da marca; segundo porque, quando encontradas, as guloseimas vinham derretidas. A solução da empresa para tal problema foi  de uma minigeladeira que será distribuída nos pontos de vendas que até então nem vendiam a marca.

Batizado de Adegas Lacta, o projeto no Brasil foi testado durante dois anos e agora será lançado em 200 estabelecimentos de Pernambuco, Bahia e Ceará. A expectativa é de um incremento de 150% no volume de vendas só no primeiro ano nestas lojas. Isso porque, além de chegar a comércios que não vendiam a categoria por causa do calor, os chocolates da marca chegarão aos consumidores com sabor e textura adequados para o consumo.geladeiralacta-completa-100-anos-em-2012-1344888782537_300x300O consumo de chocolate está diretamente ligado a dois fatores principais: à economia e à temperatura. Como o mercado consumidor no Nordeste está muito ativo, precisávamos apenas achar a alternativa para driblar o calor”, afirma Tercio Savioli, gerente de trade marketing Norte e Nordeste da Mondelēz Brasil.

A inspiração do projeto veio da Cadbury Índia. A empresa dona da marca distribui as barras de chocolate em lugares de muito calor graças às adegas instaladas nos mais de um milhão de ponto de vendas. As minigeladeiras são adaptadas com temperatura e umidade ideal para armazenar o chocolate nos pontos de venda. Por lá, a ideia foi aprovada pela empresa e pelos consumidores.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia , mundo das marcas site da propia empresa lacta

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Uma resposta para História da Lacta

  1. Marcos Couto disse:

    Vocês sabem que a composição do recheio mudou.
    Não sei se pelo custo, safra dos componentes, ou sei lá o quê.
    Insistem em colocar cada vez mais amendoin.
    É mercado isso? Vende mais?
    Poderiam criar uma série diferenciada, para quem não é bobo é realmente gosta do Sonho de Valsa, com a composição anterior do recheio.
    Pode ser mais caro. Sem problemas.
    Seria uma demonstração de respeito às tradições.
    Se continuarem enchendo de AMENDOIN, verão que a Garoto continua investindo na castanha – muito melhor.
    Fica a dica de um quase ex-fã. .

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