UM MURAL PARA SÃO PAULO SE ORGULHAR…

Eu como todo bom paulistano me surpreendo a cada dia com as surpresas que essa cidade nos apresenta, gosto de postar fotos antigas da cidade, de pontos turístico e conhecido da cidade postar historias interessantes da nossa cidade, hoje me deparei com esse artigo do site “são Paulo antiga” se referindo a um mural muito bonito em um prédio na Mooca, e não podia deixar de postar aqui a historia dele para apreciação de todos nos;

São Paulo é uma metrópole fantástica, que se revela surpreendente a cada esquina. E foi passeando de carro pela Avenida Paes de Barros, no bairro da Mooca, que me deparei com um magnífico mural sobre São Paulo, totalmente desconhecido do grande público. Mas antes de mostrar, vamos falar um pouco sobre como foi a descoberta.

edificiosaoraphael

O edifício acima passa despercebido pela maioria das pessoas que trafegam pela Avenida Paes de Barros. É só mais um prédio entre tantos outros desta movimentada avenida. Porém, um dia parado no semáforo, observei que havia o que parecia ser uma grande pintura no corredor que leva a garagem. O semáforo abriu, os carros que estavam atrás começaram a buzinar e tive que seguir meu caminho.

Entretanto, na mesma semana, voltei ao local caminhando e observei que ali não havia apenas uma pintura. Existia, isso sim, uma verdadeira obra de amor por São Paulo. Toquei o interfone e pedi ao porteiro para conversar com o(a) síndico(a) e conhecer o espantoso mural particular.

edificiosaoraphael

Fui gentilmente recebido pela síndica do edifício, Sra. Sonia Elias Vidal que prontamente me contou um pouco da história deste enorme painel de azulejos, colocado dentro de um edifício residencial.

Inaugurado em 1959, o Edifício São Raphael é um dos mais antigos desta região da Mooca. Foi erguido por um comerciante português que adorava a região e a cidade. Ao construir, o dono da obra quis colocar no edifício algo que mostrasse aos moradores e visitantes o orgulho se ser paulista. Para isso, ele contratou o mais famoso artista de pintura em azulejos da época, o Atelier Artístico Moral, cujas obras estão espalhadas pela cidade de São Paulo e por todo o interior paulista.

atelierartisticomoral

Trata-se de um mural onde a mulher paulista divide a obra em duas épocas, à esquerda a São Paulo antiga cuja inspiração é uma das famosas aquarelas de José Wasth Rodrigues mostrando a Praça da Sé em 1859, e do lado direito a São Paulo moderna da época da inauguração do prédio, com uma imagem mostrando o Viaduto Santa Ifigênia e seus arredores.

Esta magnífica declaração de amor por São Paulo está muito bem cuidada pelo Edifício São Raphael, cuja síndica dá uma atenção toda especial a obra para que ela mantenha-se sempre limpa e bem preservada. São Paulo sempre nos surpreende, não é mesmo ?

Abaixo o mural visto de frente, clique na foto para ampliar para o tamanho grande:

muralpaesdebarrosx

autor do texto acima: Douglas Nascimento

site http://www.saopauloantiga.com.br

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para UM MURAL PARA SÃO PAULO SE ORGULHAR…

  1. Pingback: De Vicente Caruso imagens de antigas “folinhas” ou calendários | "Feliz da nação que realiza, quão importante é o respeito pela criança e a importância do brincar"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s