A HORIGEM DO HALLOWEEN

Halloween Pumpkin

ONDE VOÇÊ MORA, AS PESSOAS COMEMORAM O HALLOWEEN (DIA DAS BRUXAS)? NOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ, O HALLOWEEN É BEM CONHECIDO E É CELEBRADO NO DIA 31 DE OUTUBRO. MAS OS COSTUMES DO HALLOWEEN PODEM SE ENCONTRADOS EM MUITOS PAÍSES. EM ALGUNS LUGARES EXISTEM FESTAS COM NOMES DIFERENTES, MAS COM ASPECTOS SEMELHANTES: CONTATO COM ESPÍRITOS DOS MORTOS, FADAS, BRUXAS E ATE MESMO O DIABO E ANJOS DEMONÍACOS.

VOCE TALVEZ NÃO ACREDITE EM ESPIRITOS SOBRENATURAIS. PODE SER QUE ACHE O HALLOWEEN E FESTIVIDADES PARECIDAS UMA FORMA DE SE DIVERTIR E ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO DE SEUS FILHOS. MAS MUITAS PESSOAS CONSIDERAM ESSAS CELEBRAÇOES PERIGOSAS PELOS SEGUINTES MOTIVOS:

1: A ENCICLOPEDIA DO FOLCLORE AMERICANO EXPLICA: “O HALLOWEEN ESTA BASICAMENTE RELACIONADO AO CONTATO COM FORÇAS ESPIRITUAIS QUE NA SUA MAIORIA AMEAÇAM E ATERRORIZAM” O MESMO ACONTECE COM OUTRAS FESTIVIDADES PARECIDAS. ELAS TEM ORIGEM PAGÃ E ESTÃO FORTEMENTE RELACIONADAS Á ADORAÇÃO DE ANCESTRAIS. MESMO HOJE, PESSOAS EM TODO O MUNDO FAZEM CONTATO COM SUPOSTOS ESPIRITOS DOS MORTOS NESSES DIAS.

2: APESAR DE O HALLOWEEN SER CONSIDERADO UMA FESTA PRINCIPALMENTE AMERICANA, A CADA ANO AUMENTA O NÚMERO DE PESSOAS E PAÍSES QUE PASSAM A COMEMORÁLO. MAS A MAIORIA DAS PESSOAS DESCONHECE A ORIGEM PAGÃ DOS SÍMBOLOS, COSTUMES E DECORAÇÕES DO HALLOWEEN, QUE MUITAS VEZES ESTÃO RELACIONADOS A SERES SOBRENATURAIS E FORÇAS OCULTAS.

3: MILHARES DE SEGUIDORES DA RELIGIÃO WICCA, QUE PRATICAM ANTIGOS RITUAIS CELTAS, AINDA CHAMAM O HALLOWEEN POR SEU ANTIGO NOME SAMHAIN E O CONSIDERAM A NOITE MAIS SAGRADA DO ANO. AO CITAR UM BRUXO, O JORNAL USA TODAY ESCREVEU: “OS CRISTÃOS NÃO SE DÃO CONTA DISSO, MAS ESTÃO CELEBRANDO O NOSSO FERIADO JUNTO CONOSCO… ACHAMOS ISSO MUITO BOM.”.

DIAS FESTIVOS PARECIDOS AO HALLOWEEN:

AMÉRICA DO NORTE, DIA DOS MORTOS.

EUROPA DIA DOS MORTOS E VARIAÇÕES DO HALOOWEEN

ÁSIA FESTIVAL OBON

AMÉRICA DO SUL KAWSASQANCHIS

ÁFRICA DANÇA DOS EGUNGUNS

AONDE TUDO COMEÇO?

VAMPIROS, LOBISOMNES, BRUXAS, ZUMBIS; JÁ POR MUITO TEMPO, ESSAS CRIATURAS TÊM SIDO RELACIONADAS AO MUNDO ESPIRITUAL MALIGNO.

DOCES; OS ANTIGOS CELTAS TENTAVAM APAZIGUAR OS ESPIRITOS MAUS COM DOCES. A IGREJA MAIS TARDE INCENTIVOU SEUS MEMBROS A IREM DE CASA EM CASA NA VÉSPERA DO DIA DE TODOS OS SANTOS PEDINDO ALIMENTO EM TROCA DE UMA ORAÇÃO PELOS MORTOS. ESSES COSTMES PASSOU A SER CONHECIDO COMO “DOCES OU TRAVESSURAS” DO DIA DE HALLOWEEN.

FANTASIAS; OS CELTAS USAVAM MÁSCARAS ASSUSTADORAS PARA QUE OS ESPÍRITOS MAUS OS CONFUNDISSEM COM OUTROS ESPÍRITOS E NÃO OS IMCOMODASSEM. A IGREJA AOS POUCOS MISTUROU COSTUMES PAGÃOS COM AS COMEMORAÇÕES DO DIA DE FINADOS E DO DIA DE TODOS OS SANTOS. MAIS TARDE, AS PESSOAS PASSARAM A IR DE CASA EM CASA FANTASIADOS DE SANTOS, ANJOS E DEMONIOS.

ABÓBORA; VELAS ERAM ACESAS DENTRO DE NABOS ESCULPIDOS PARA AFASTAR OS ESPÍRITOS MAUS. ALGUMAS PESSOAS ACHAVAM QUE A VELA DENTRO DO NABO REPRESENTAVA UMA ALMA PRESA NO PURGATÓRIO. MAIS TARDE OS NABOS FORAM SUBSTITUÍDOS PO ABÓBORAS.

CURIOSIDADE;

SÉTIMO SÉCULO EC;

É INSTITUÍDA, SUPOSTAMENTE PELO PAPA BONIFÁCIO IV A CELEBRAÇÃO ANUAL DO DIA DE TODOS OS SANTOS EM HONRA AOS MÁRTIRES.

HALLOW É UMA ANTIGA PALAVRA INGLESA QUE SIGNIFICA “SANTO” A EXPRESÃO EM INGLES ALL HALLOSWS’ DAY (DIA DE TODOS OS SANTOS) É UM EVENTO EM HONRA AOS SANTOS MORTOS. A VÉSPERA DO ALL HALLOWS’ DAY FOI CHAMADA ALL HALLOWS EVEN (VESPERA DE TODOS OS SANTOS) E MAIS TARDE ENCURTADA PARA HALLOWE’ EM

Jack-o'-Lantern_2003-10-31HORIGEM DA ABÓBORA;

As pessoas vêm fazendo as abóboras iluminadas no Halloween por séculos. A lenda do jack’o lantern surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de “Jack Miserável”. Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois que o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu Jack para não incomodá-lo por mais dez anos.

Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, embora chateado com o truque de Jack, tinha de manter sua palavra de não reclamar a alma de Jack, assim não permitiu que este fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como “Jack O’ Lantern”.Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra,beterrabas grandes são usadas. Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O’Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, era ótima para fazer as lanternas.

fonte: wikipédia, google, despertai set/2013, enciclopédia do folclore americano e jornal USA Today

Anúncios
Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s